Casamento + Dicas

Véu e mantilha de noiva – Saiba qual a diferença e o seus significados.

Veja hoje o significado e as diferenças de véu e mantilha de noiva. Saiba os modelos mais lindos e mais queridos pelas noivas no casamento.
Véu e mantilha de noiva - Saiba qual a diferença e o seus significados.

Veja hoje o significado e as diferenças de véu e mantilha de noiva.

A princípio, você sabe o significado do véu e mantilha de noiva e o que representa?

Quando vamos organizar um casamento, acaba que não prestamos muito a atenção nos significados das coisas.

Ainda mais por que seria muito interessante, pois ás vezes descobrimos o conceito por trás de tradições que copiamos sem nem mesmo entender.

Desse modo, acabamos descobrindo os significados profundos e lindos que combinam muito nesse momento em que estamos vivendo.

E é por isso estou amando passar essas curiosidades pra você, por que quando eu me casei, minha cabeça estava tão cheia que não parei pra pensar no significado das coisas que estava comprando ou alugando pro o casamento.

Enfim, nesse tipo de comemoração o que não faltam são significados, e é por causa disso que eu vou falar um pouco do significado do véu e mantilha de noiva e tentar dar as melhores dicas, afim de que você possa escolher o seu.

ARTIGO RECOMENDADO: Conheça o estilo de casamento Shabby Chic.

A história do véu de noiva.

Acima de tudo, a história é bem antiga, veio de inspiração de deusas orientais, como a Ishtar, que segundo eles teria sido a primeira mulher a usar um véu.

Assim como ela era conhecida como a deusa do amor, seu uso era associado à fertilidade e sedução.

Logo a moda pegou e as babilônicas, as mulheres mesopotâmias e depois as gregas começaram a usar para proteger as nobres.

Porém no casamento elas gostavam de usar para protegê-las de maus espíritos e coisas ruins que pudesse assola-las.

O tamanho do véu também era importante na cerimônia, pois quanto maior ele fosse, maior era a riqueza da noiva.

Cada cultura tinha uma cor que representava algo, como na Grécia que era amarelo e representava luz e felicidade, porém o branco que é relacionado a pureza e virgindade, e foi atribuído a Rainha Vitória, na Inglaterra, que usou em seu casamento.

Porém, ainda existem pessoas que dizem que o véu servia para cobrir o rosto da noiva em casamentos arranjados, dessa forma o noivo só conhecia o rosto da noiva depois do “sim“.

Por outro lado, independente da histórias, acho que seu significado ainda é válido nos dias de hoje.

A mantilha de noiva realmente deixa a mulher mais poderosa e ao mesmo tempo passa um ar de serenidade e fragilidade, claro que nesse mundo moderno muitas mulheres estão preferindo abdicar do uso desse acessório.

Mas mesmo quando a noiva não usa, transparece as pessoas que esta faltando algo na noiva, pois muitos ainda estão ligados as tradições de casamento e acham que é algo que não pode faltar.

Portanto, então vou começar a mostrar a diferença do véu e mantilha de noiva e dos vários modelos que estão disponíveis.

Diferença de véu e mantilha de noiva.

Diferença de véu e mantilha de noiva.

A mantilha de noiva tem origem hispânica e tem o mesmo significado do véu, sendo algo bem tradicional e hereditário, trabalhado na renda sendo igual ou semelhante a do vestido.

Enquanto que o véu de noiva é feito de tecidos leves e que tenham movimento, como o tule e tem variação de tamanho.

Já a mantilha de noiva é confeccionada em materiais mais pesados e presa no meio da cabeça da noiva por conta do peso.

Muitas noivas confundem a mantilha com o véu de noiva longo, mas se você reparar bem nesses detalhes e quiser usar a mantilha, é certeza acertará em cheio.

Porém deve-se ter cuidado pra não carregar muito na informação, pois a mantilha já é rendada ou bordada, se o vestido for todo assim também, não ficará muito bonito.

Véu Catedral ou Longo

Véu longo de noiva catedral

Esse estilo de véu catedral é tradicional e muito requisitado por algumas noivas que vão ter um casamento noturno e em um lugar fechado.

Geralmente são bem longos e possuem detalhes maravilhosos, existindo os de camadas duplas e super volumosos, ou aqueles que são mais simples.

O legal na hora de escolher essa opção é ver se combina com o vestido, pois como já falei na parte da mantilha, se houver detalhes demais junto somando o vestido, fica poluído e perde a beleza.

Em minha opinião, se você quer investir no véu longo catedral, escolha um vestido mais simples, mas tão glamoroso quanto.

Véu Ponta de Dedo ou Médio

Véu de noiva Ponta de Dedo ou Médio

Esse nome é dado por que o comprimento vai até a ponta do dedo da noiva.

Porém se você sonha em casar com um vestido mais curto, essa não é sua escolha de véu, pois não combinam.

Alguns modelos, desse véu ponta de dedo, possuem dupla camada que pode ser usado por aquelas noivas que querem chegar com o rosto coberto.

Você pode usá-lo tanto em cima da cabeça cobrindo o penteado, quanto em baixo, escondido no cabelo.

ARTIGO RECOMENDADO: 5 dicas criativas pra a hora do buquê.

Véu Cotovelo

Véu de noiva cotovelo

Essa outra opção é medida pelo corpo da noiva, pois deve bater em seu cotovelo.

O véu ponta de cotovelo não combina com vestido cheio de frufrus e sem cauda, ao contrário do véu catedral ele combina com vestidos mais curtos, então essa é a escolha para você que quer esse estilo em seu casamento.

Outra coisa legal é que você pode fazer o penteado que quiser, que ele irá combinar muito.

Véu Ombro

Véu no ombro de casamento

Então, nem vou explicar o nome desse, né? rs

O véu ombro combina muito em casamentos diurnos e vestidos mais descontraídos, como os curtos e tomara que caia, existem vários estilos dele.

Assim como esse que vemos na imagem que é mais delicado e reto, mais existem outros que são mais armados e cheios de camadas.

Claro que precisa ter personalidade para escolher um véu bem armado e cheio, mas independente o importante é você ficar linda.

Voilettes ou Véu Super Curto

Voilettes ou Véu Super Curto

Esse é um tipo que cobre parte ou totalmente o rosto, podendo ser preso de vários jeitos, dependendo da noiva, como chapéu, pentes e etc.

Esse tipo de véu super curto combina mais num casamento no estilo vintage e diurno podendo ser usado à noite também.

Esse tipo de véu voilettes ainda é pouco usado por aqui, é mais para aquelas noivas descontraídas e que não gostam de ser iguais, claro que como os outros estilos de véus, ele tem que combinar com o vestido da noiva e pelo fato de estar bem no alto da cabeça e de frente com o rosto, não pode ter muita informação.

O véu que eu usei no meu casamento foi o de cotovelo e super combinou com meu vestido.

ARTIGO RECOMENDADO: Como decorar o carro dos noivos para a saída da cerimônia de casamento.

Mas agora é a vez de você escolher o que mais combina com seu vestido e arrasar na cerimônia.

Sem contar que, com a mantilha perfeita as fotos saem maravilhosas e inesquecíveis.

Portanto, espero que tenha gostado das dicas de véu e mantilha de noiva.

E até mais!

Mais
Artigos

Carrinho

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping