Casamento + Dicas

Checklist para Casamento | Como fazer esse planejamento.

Veja como fazer um checklist para casamento e como fazer o planejamento e se organizar para o grande dia. Faça o download grátis da lista em PDF e WORD.
Checklist para Casamento | Como fazer esse planejamento.

Veja como fazer um checklist para casamento e como se organizar pra o grande dia.

Primeiramente, fazer um checklist para casamento, pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas com esse planejamento de casamento sendo feito de maneira organizada e com pelo menos 12 meses antes da data, poderá te ajudar muito a manter a cabeça no lugar e não se estressar com os imprevistos que podem ocorrer ao longo desse planejamento.

Eu preciso que veja este artigo até o final, pois mostrarei como fazer o download da lista completa desse checklist para casamento em pdf e word.

Já recebeu o pedido de casamento, o seu anel de noivado já está no dedo, à felicidade toma conta de vocês… Mas e agora?

Com tantos detalhes para organizar, planejar um casamento pode parecer um pouco complicado.

Porém, se tiver tempo suficiente de planejar e designar as tarefas mês a mês com um checklist para casamento, todo esse trabalho se tornará mais divertido e menos estressante.

Pois se dividir o ano, mês a mês, estará fazendo o processo de planejamento em etapas pequenas e dessa forma dará muito menos trabalho.

Normalmente o período ideal pra o planejamento de casamento é em torno de 12 a 14 meses, mas que é o suficiente pra executar esse checklist para casamento.

Sendo assim, com pelo menos um ano ou mais pra planejar, as noivas geralmente conseguem reservar o local ideal da realização desse evento.

Mas isso não quer dizer que não poderá conseguir o local dos seus sonhos com um tempo menor; fica mais complicado, é claro, à medida que os locais de eventos mais desejados são reservados rapidamente.

12 meses de antecedência | Checklist para casamento

Determine o orçamento.

Primeiramente, é hora de fazer as contas e calcular alguns gastos não tão legais.

A princípio, precisa descobrir qual o valor que tem para investir nesse evento e determinar quanto irá designar a realizar o casamento.

A partir daí, você precisará dividir o seu orçamento, e se perguntar: qual é a prioridade? O que não é? Então comece a separar os valores de acordo com essas prioridades pré-definidas.

Faça uma lista de convidados.

É nessa hora que sempre queremos convidar todo mundo, certo? Mas infelizmente as chances disso acontecer são pequenas a maioria das pessoas.

É por isso que precisará limitar a quantidade de convites. Mas ao decidir o número de convidados, sempre considere seu orçamento em primeiro lugar.

E sobre o local escolhido, pare e pense: Quantas pessoas cabem nesse espaço de eventos? A partir daí, descubra como irá dividir a lista de convidados.

Contrate uma empresa de assessoria para festas.

Novamente, digo que isso dependerá do seu orçamento. Mas se seu orçamento permitir, ou se sua paz de espírito depender disso, agora é a hora de escolher o assessor de casamento.

Portanto, essa pessoa será muito importante e te guiará em todas as decisões, desde a escolha de um local até o acompanhamento do seu orçamento e de organizar toda a logística.


Assessora de casamento ajudando na festa.
Assessora de eventos | “Imagem de Freepik”

Decidir o tema do casamento.

Agora é a hora de sentar e fazer outra reunião com o seu parceiro(a).

Afinal, o tema do casamento precisa ser uma decisão mútua entre os dois. Afim de que essa conversa flua melhor, coloque um copo de vinho, ou água, ou chá e pergunte-se: o que é importante pra você e por quê? O que você valoriza?

Além disso, saiba que o local afetará tudo isso. Eu falarei mais sobre isso posteriormente.

ARTIGO RECOMENDADO: Decoração Boho Chic Casamento | Conheça esse Estilo Super Original.

Selecione o local da festa e cerimônia.

Então, já sabe com quem vai se casar. Agora, a verdadeira questão é onde? Confie em mim: a escolha do local é uma das decisões mais importantes que você tomará no momento.

Sério mesmo, a localização afeta quase todo o resto, desde quantas pessoas você convida a que tipo de flores vão na mesa.

É por isso que deve pesquisar muito, visitar as principais empresas e selecionar um local que se adapte ao seu orçamento, ao seu gosto e ao número de convidados.

Então, ao selecionar o local, crie uma lista de prós e contras e confie em sua intuição. Essa decisão é sobre como você se sente quando está lá.

Selecione os fornecedores.

O casamento é o melhor e maior jantar da sua vida. Então, como você alimentará muitas pessoas próximas e queridas?

Então, comece com a contratação de pessoas em quem você confia, seja o fornecedor interno do local, o fornecedor recomendado pelo assessor ou mesmo aqueles carrinhos de buffet de crepe que as noivas amam.

E não tenha medo de ser criativo com o cardápio. Seus convidados vão adorar provar seu coquetel favorito, tanto quanto a torta de milho com a receita de sua avó.

11 meses de antecedência | Checklist para casamento

Escolha uma paleta de cores e comece a pensar na identidade visual.

Agora é hora de criar suas pastas no Pinterest. Finalmente chegou a hora de reunir inspirações, selecionar uma paleta de cores e criar uma identidade visual.

Mas se está tendo dificuldades, eu recomendo que pare e observe as coisas que já estão em sua vida: Como você decorou sua casa? O que você gosta no Instagram? Assim pode se inspirar realmente no que já ama há muito tempo.

Contrate fornecedores concorridos, incluindo fotógrafo, filmagem, banda musical, DJ e mestre de cerimônia.

Essas são as pessoas que tornarão sua noite incrível, e todas essas memórias duraram pra sempre e são muito importantes.

Então, faça uma pesquisa antes de contratar, faça todas as perguntas certas e talvez até fique amiga de seu fotógrafo. Sério, isso poderia ser o começo de uma bela amizade.

10 meses de antecedência | Checklist para casamento

Comece a ver os modelos de vestido de noiva.

Você pode saber exatamente o que deseja ou não, o que também é bom. Mas recomendo que visite lojas de vestido de noiva, existem lugares famosos no centro de São Paulo, como a Rua São Caetano, próxima à estação Luz do metrô, porém é conhecida como a Rua das Noivas.

Lá encontrará muitas lojas especializadas em vestidos de noivas e até mesmo outros trajes para o noivo, daminhas, floristas etc.

Mas de qualquer forma, se vir à cidade São Paulo, estiver um pouco complicado, pesquise em sua cidade uma loja de vestidos de noiva.

Mas sempre verifique se a loja não possui reclamações na internet, peça recomendações de suas amigas da sua cidade, tenha certeza de que está comprando o vestido ou alugando em uma loja confiável.

Reserve quartos de hotel para hospedar seus familiares.

Caso seja necessário, lembre-se de que reservar com antecedência um quarto de hotel para um amigo ou familiar é um gesto carinhoso, a fim de garantir um preço melhor e uma estadia mais tranquila pros seus convidados.

Crie o seu site de casamento.

Coloque o site de casamento em funcionamento agora, pois você precisará deixar o site com a identidade visual de vocês antes de divulgar o site de casamento.

Tirar fotos do noivado | Pré wedding

Agora é um ótimo momento pra praticar na frente da câmera, principalmente porque a maioria dos fotógrafos inclui uma sessão de fotos de pré wedding no pacote.

Comece a cotar os convites.

O convite de casamento é a primeira impressão do convidado em seu grande dia. É por isso que deve dar o melhor de si já nessa primeira impressão.

Se estiver sem nenhuma ideia em sua cabeça, comece a conversar com um designer gráfico ou loja de convites agora para criar o layout dos seus sonhos.

Mas se estiver bem decidida com o modelo de convite, poderá esperar até os seis meses. Pois os convites serão enviados apenas seis a oito semanas antes do grande dia.

Agendar suas férias do trabalho, se possível.

Ah, a tão sonhada férias!

Aqui no Brasil, a lei garante afastamento do trabalho por pouquíssimos aos noivos que vão se casar, depende muito da sua área de trabalho e do Estado, mas geralmente não passam de sete dias.

Por isso, o ideal informar com antecedência seus superiores no trabalho, afim de conseguir adequar a data do casamento com sua temporada de férias.

9 meses de antecedência | Checklist para casamento

Compre ou alugue o vestido de noiva.

É hora de dizer “sim” ao vestido de noiva, se quiser evitar imprevistos no futuro. Você já teve um mês todo para ver os modelos e provar, mas no nono mês você definitivamente terá que comprar o vestido.

Entregar o Save the Date.

Ainda não é tão comum aqui no Brasil de ser enviar Save the Date, se não sabe o que é o Save the Date nada mais é que um “pré-convite”, ele seguirá a mesma identidade visual do casamento, porém não será igual o convite.

O envio do Save the date é importante, principalmente se você tem convidados que estão longe ou se seu evento for realizado em um local mais distante. Pois os convidados precisam se programar com a viagem e organizar a sua agenda.

Lembre-se: todos que receberam o Save the Date devem receber o convite de casamento também. Sem exceções.

8 meses de antecedência | Checklist para casamento

Faça sua lista de casamento / lista de presentes.

Envolva a sua cara-metade nessa etapa, afinal vocês dois estão construindo uma vida e um lar juntos. Ao fazer sua lista de presentes de casamento, é inteligente pedir lençóis, panelas e frigideiras, etc.

Mas é ainda mais genial pensar no que realmente deseja e precisa. Vocês são aventureiros? Gostam mesmo de cozinhar? Considere seus hobbies e adapte sua lista de presentes ao seu estilo de vida que está prestes a se casar.

Existem hoje, vários sites de lista de presentes, alguns possuem até lista de “presente fake”, onde no final todos os “presentes” retornam em dinheiro na conta dos noivos.

Muitas das vezes alguns noivos, já possuem tudo em sua casa, e acaba não sendo uma boa opção em fazer uma lista de presentes.

Então nesse caso, eu sugiro que façam uma cota lua de mel, existem vários sites que trabalham com arrecadação de cotas, onde os convidados acessam o site dos noivos e colaboram financeiramente com a lua de mel do casal.

ARTIGO RECOMENDADO: Ideias para Chá de Lingerie | Dicas de Decoração

Selecione os vestidos das madrinhas e os acessórios.

Depois de visitar as lojas de vestido de noiva, peça às madrinhas que façam compras com você, se elas morarem perto de você, é claro.

Será muito importante vê-las nos vestidos, e pode até perguntar como elas se sentem nas opções que você está escolhendo. Elas precisaram usá-los na frente de muitas pessoas, portanto precisam estar confortáveis e seguras.

Acredito que selecionar uma paleta de cores seja bem interessante, mas deixe suas madrinhas escolherem o modelo de vestido que elas preferirem, pois cada uma tem sua preferência e um corpo diferente da outra.


Noiva e madrinhas
Noiva e madrinhas | “Imagem de Prostooleh / Freepik”

Visite floriculturas.

Assim como você já contratou seus outros fornecedores, também precisará conhecer melhor sua florista. Pra isso, sugiro consultar seus amigos, verificar mais informações no Instagram e perguntar ao assessor de casamento, quem eles recomendam no ramo de floricultura.

É muito importante que você encontre alguém capaz de fazer realmente o que você deseja e que esteja dentro de seu orçamento.

ARTIGO RECOMENDADO: Passarelas de Casamento – 5 Dicas de Tapetes para Cerimônia

7 meses de antecedência | Checklist para casamento

Reserve o local do jantar de ensaio.

Uma ideia pra esse jantar familiar é fazê-lo em seu restaurante favorito, ou até mesmo fazer uma celebração casual como um churrasco no quintal ou varanda.

Esse momento é imprescindível pra que as duas famílias se conheçam melhor.

Contrate os músicos da cerimônia.

Se está pensando em contratar uma banda pra tocar no casamento, agora é a hora de contratar. Quanto à música em si, tente trazer nela algo que tenha a personalidade do casal, algo que lembre a trajetória de vocês.

Mas lembre-se que se for contratar uma banda de músicos muito desejada, talvez seja necessário que essa contratação ocorra pelo menos 14 meses antes do grande dia, afim de que sua banda favorita tenha disponibilidade nessa data.

Encomende itens de aluguel, como cadeiras especiais, móveis de salão, pista de dança, sofás, etc.

Você pode pensar neles como “gastos extras” e peço que mude esse modo de pensar. Esses objetos podem fazer uma grande diferença na decoração do casamento.

Conclusão: não economize em cadeiras bonitas e em móveis aconchegantes, pois seus convidados agradecerão. Mas claro que isso se o seu orçamento permitir.

Contrate um cerimonialista / mestre de cerimônia.

Se não for se casar numa igreja, precisará contratar alguém para oficializá-la. Os casais podem usar um profissional cerimonialista ou fazer algo mais íntimo que é pedir a um amigo ou membro da família que faça as honras aos noivos.

6 meses de antecedência | Checklist para casamento

Contrate uma empresa de iluminação para eventos.

O detalhe mais importante que os casais esquecem é a iluminação. Sério, as lâmpadas e velas que escolhe são o que finalmente iluminará seu local perfeitamente, tornará suas fotos perfeitas e manterá a festa mesmo depois que o sol se põe.

Mesmo que o casamento seja ao ar livre e durante o dia, verifique com o fotógrafo se todos os locais recebem a iluminação necessária pra suas fotos.

5 meses de antecedência | Checklist para casamento

Organize transporte para os convidados, se necessário.

Mas como você sabe se é realmente necessário? Considere a capacidade e o valor do estacionamento do local do evento, o acesso que os convidados terão aos serviços de taxi ou transporte público.

Boa regra geral: Leve em consideração os custos que os convidados terão, principalmente se você já pediu que viagem pro evento em outra cidade, pense que nesse caso, um ônibus poderia ser interessante.

Ou alguns serviços de taxi por aplicativo, como o Uber, algum que permita reservar passeios em nome de outras pessoas.

Locação de carro dos noivos.

Agora chegou a hora de pensar em vocês dois!

Poderá optar em chegar ao local alugando uma Limousine, BMW, Porsche, ou simplesmente em uma bicicleta, não importa qual meio você escolha, desde que siga seu estilo.

Mas você também pode ir além de uma locação de carro na Localiza, pode alugar uma carruagem, um cavalo, ou até mesmo uma moto.

Reserve a lua de mel.

Existe uma tradição que diz que o noivo quem planeja a lua de mel surpresa pra a noiva. Mas, se vocês estão planejando juntos essa lua de mel, tente escolher quando estiver faltando cinco meses pro grande dia.

Então, vocês devem conversar, e cada um de vocês precisam expor os itens mais importantes que desejam desta viagem e fazer de tudo pra garantir que essas coisas ocorram em sua lua de mel.

Compre ou alugue o smoking do noivo.

O noivo chega primeiro, lembra? Certifique-se de que a primeira impressão em seus convidados seja boa. O primeiro passo é escolher entre um smoking ou terno, com base na formalidade do casamento, e depois decidir comprar ou alugar.

Ao escolher, verifique se precisará de algum ajuste na peça. Uma roupa bem feita será linda, mas também permitirá que o noivo mostre a todos seus movimentos de dança, sem medo de ter a roupa descosturada.

Comece o aconselhamento pré-nupcial.

Se você tem uma religião ou não, o aconselhamento pré-nupcial faz maravilhas para inúmeros casais. (Os especialistas dizem isso e os casais também.)

É útil ter uma terceira pessoa incentivando você a resolver problemas que ainda não surgiram em seu relacionamento. E os conselheiros podem fornecer táticas saudáveis ​​de resolução de conflitos, afim de que esteja pronto quando as inevitáveis discordâncias acontecerem.

4 meses de antecedência | Checklist para casamento

Faça sua degustação final com o Buffet contratado.

Agora é hora de provar e ver como realmente são feitos cada item do cardápio. A degustação se tornou cada vez mais importante, à medida que mais e mais casais optam por personalizar tudo, desde seus coquetéis exclusivos até suas sobremesas.

Se estiver muito nervoso ou ansioso ao ponto de interferir em seu julgamento sobre o que está provando, leve o assessor de eventos. Eles provavelmente assistiram a dezenas de degustações e será um grande ajudante, prestando atenção aos detalhes da comida e à atenção do serviço, enquanto você chora e começa a se perguntar: “Está apenas começando e parece tudo tão real, sabia”?

Escolha o bolo.

Agora, você e seu parceiro (a) devem escolher um modelo de bolo e sabor que vocês amem. Não se estresse em agradar a todos os seus convidados. Este é o bolo como casal; é sobre expressar vocês.

Os bolos foram decididos? Você precisará de um confeiteiro. Encontre um respeitável que esteja disponível feliz em fazer o bolo dos seus sonhos por um preço igualmente sonhador.

Comprar alianças de casamento.

Visitem lojas de joias, existem várias joalherias brasileiras que possuem alianças de casamento lindas. Mas você também pode se encantar com a aliança da Pandora ou até mesmo com a aliança Tiffany Milgrain, mas é claro que tudo dependerá de seu orçamento.

ARTIGO RECOMENDADO: Aliança de Casamento em qual mão usar | Saiba o por quê e a história.

Escolha dos trajes dos padrinhos.

Você quer que o noivo e os padrinhos se vistam da mesma forma? Como pode garantir que todos sejam eitos a tempo, se morarem longe? O que mais pode dar errado? Respire.

Deixe que o noivo organize o traje dos padrinhos, te garanto que ele cuidará disso facilmente e terá muito menos problemas que os vestidos das madrinhas.

Definir o cabelo e maquiagem.

Ajude seu cabeleireiro e maquiador a ajudá-la, pesquisando alguns detalhes antes de você participar de seus testes de cabelo e maquiagem.

Veja suas fotos antigas para encontrar algo que já funcionou antes. Em seguida, sinta-se livre para procurar nas redes sociais outras inspirações, apenas não se iluda com as expectativas cheias de filtros do Instagram.

Traga fotos e seja o mais específico possível sobre o que você quer ou não.

3 meses de antecedência | Checklist para casamento

Encomende os convites e contrate um calígrafo.

Existem algumas regras básicas quando se trata de pedir seus convites de casamento: encomende um número suficiente deles e confira se possui alguns erros, verifique se eles chegarão a tempo, configure um sistema ou site para registrar respostas RSVP e confirme todos os endereços e ortografia.

Mas quando se trata de modelos de convites e textos, as opções são infinitas. Precisa de um pequeno conselho para controlar tudo?

Pois, lembre-se de que o tema dos seus convites deve corresponder à mesma vibe do seu casamento e expressá-lo como casal.

Crie ou planeje seu cardápio.

Depois de passar por uma degustação bem sucedida, você terá uma boa noção do estilo e do que foi proposto pelo Buffet, dessa forma já deve estar pronto para decidir o seu cardápio.

Talvez vocês sejam um dos casais que selecionam manualmente todos os petiscos, pratos principais, acompanhamentos, sobremesas e bebidas. Ou, talvez tenha acabado de dizer ao seu chef de cozinha para “cuidar disso” e encerrado o dia.

Mas de qualquer maneira, agora é a hora de marcar sua aprovação em um cardápio completo que se adapte ao seu orçamento, gostos e prazos.


Degustação de buffet festa
Noivos fazendo degustação do buffet de casamento | “Imagem de cookie_studio / Freepik”

Presentes e lembrancinhas.

Você não precisa fazer agora os presentes e lembrancinhas, mas agora é a hora de decidir.

Lembre-se que aos padrinhos, pais, daminhas, floristas, pajem e avós costumam-se dar um presente mais significativo do que as lembrancinhas aos demais convidados.

ARTIGO RECOMENDADO: Como Fazer Velas Aromatizadas para lembrancinhas | DIY Passo a passo

Alugue uma cabine de fotos.

As cabines de fotos tornaram-se um item básico de recepção em festas, além de registrar as memórias de seu casamento ela irá trazer diversão aos convidados.

Mas caso não esteja dentro de seu orçamento, verifique a possibilidade de fazer um cantinho especial pra fotos.

Escreva seus votos.

Se optou por escrever os votos um para o outro, comece a pensar em como eles devem soar para vocês dois em casal. Decidam se vão fazer algo mais tradicional ou algo mais divertido.

Selecionar palavras / textos para a cerimônia.

Versículos da Bíblia é uma escolha óbvia pra cerimônia, mas também há muitas opções não religiosas. Se quiser que o seu mestre de cerimônia ou pastor escolham suas palavras, dê a eles o máximo de orientação possível.

2 meses de antecedência | Checklist para Casamento

Distribua os convites de casamento, com confirmações de entrega um mês antes do casamento.

Então, envie os convites para o jantar de ensaio, estes podem ser incluídos nos convites de casamento, se quiser.

A prova do vestido.

Nesse momento é importe lembrar que: a primeira prova do vestido deve estar entre dois a três meses após o a compra do vestido e a segunda por volta de seis semanas antes do grande dia.

Faça uma simulação da decoração com seu florista.

As simulações de decoração variam de acordo com a sua florista e suas próprias opções de decoração de casamento, mas na maioria das vezes incluem uma simulação de configuração da mesa de recepção, peça central e buquê. Agora é também a hora de conversar sobre ajustes e finalizar todo esse processo.

Organizando as músicas.

Dê as músicas selecionadas para sua banda ou DJ. E principalmente para os músicos da sua cerimônia.

Comprar todos os itens pequenos

Aqueles pequenos detalhes que podemos deixar para quando estiver perto, como topo do bolo, suporte do bolo, faca de bolo, livro de visitas, acessórios para o carregador de alianças e pra floristas, etc.

Mas leve em consideração também comprar, chinelos, óculos de sol para os convidados usarem na recepção, além de cestas para colocá-los. Então, não esqueça também das sinalizações como: “Bem vindos”, “Livro de visitas”, “Chinelos” etc.

1 mês de antecedência | Checklist para Casamento

Confira se pagou todos os seus fornecedores.

A última situação embaraçosa com a qual deseja lidar logo antes do dia do casamento é um fornecedor em busca do dinheiro. Evite isso mantendo um controle cuidadoso de quando e quanto paga a cada fornecedor.

Portanto, se mesmo assim houver alguns fornecedores que precisam receber o pagamento no dia do casamento, deixe com um parente confiável um cheque de pagamento a esses fornecedores alguns dias antes do casamento.

Mas recomendo que tente fazer todos os pagamentos antecipadamente, deixe transferências bancárias agendadas, afim de que não tenha nenhuma dor de cabeça o dia.

Criar um gráfico das mesas e assentos.

Você pensou que a lista de convidados era uma dor de cabeça e agora chegou ao desafio do gráfico de mesas. Mas vai querer pensar na planta do seu local, ter ou não uma mesa principal e quem estará sentado nela e escolher um design legal.

Faça um passeio final pelo local.

Faça uma lista de perguntas com antecedência e leve seu assessor de eventos ou outro amigo íntimo ou membro da família para trazer à tona tudo o que esquecer.

Tenha um dinheiro extra para imprevistos.

Não desejamos, mas podem acontecer alguns imprevistos, como alguma mesa quebrada, algo que não foi entregue, etc. Deixe alguém de confiança responsável por cuidas dessas despesas extras caso acontecer.

Use muito os seus sapatos de casamento.

Primeiramente ande pelos corredores. Dance na sua cozinha. Faça tudo ao seu alcance para evitar bolhas dolorosas na noite de núpcias.

Última semana | Checklist para Casamento

Parabéns! Você chegou até a última semana do planejamento do seu casamento. Respira fundo agora, a maior parte do trabalho duro está encerrada neste momento.

Mas agora, tudo o que resta são os detalhes minuciosos para esse checklist para casamento. Então, cuide de coisas como:

  • Atualizando a cor do seu cabelo.
  • Fazendo suas sobrancelhas.
  • Manicure e pedicure.
  • Recebendo uma massagem. (Por que não fazer uma massagem para um casal?).
  • Ajuste final do vestido. (Uma amiga ou madrinha deve acompanhá-la para que ela possa aprender a ajeitar o seu vestido, caso seja necessário.).
  • Faça as malas para a lua de mel (Não esqueça o passaporte se estiver saindo do país) e confirme sua tudo com sua agência de viagens, com a hospedagem no hotel ou com a companhia aérea.
  • Veja algo para comer.
  • Limpe seu anel. (Vá ao seu joalheiro para limpar seu anel de noivado profissionalmente, para que fique mais brilhante no dia do seu casamento.).
  • Entre em contato com os responsáveis pelo RSVP e peça que forneçam a contagem final.
  • Limpe sua lista de tarefas, para que agora possa se concentrar apenas na festa do casamento e ver tudo.
  • Pratique seus votos em voz alta.
  • Escreva uma nota para o seu parceiro.

Na noite anterior ao dia do casamento | Checklist para Casamento

Finalmente o grande dia finalmente chegou! Toda a sua preparação cuidadosa e planejamento criativo foram concretizados, e é hora de aproveitar o casamento. Aqui está o que deve fazer :

  • Coma uma refeição saudável.
  • Embale uma pequena bolsa de itens pessoais.
  • Beber água.
  • Tenha uma boa noite de sono.
  • Coloque caixas, malas, bolsas para levar para a cerimônia ou recepção no carro. (Você agradecerá amanhã.).

A manhã do dia do casamento | Checklist para Casamento


Manhã do dia do casamento.
Noiva e madrinhas | “Imagem de Freepic.diller / Freepik”

  • Tomar café da manhã.
  • Beba ainda mais água.
  • Tire o vestido e o véu da bolsa logo no início e peça a alguém que passe com ferro a vapor, se necessário.
  • Disponha todos os itens (anéis, convites, etc.) que deseja que seu fotógrafo capture.
  • Agradeça a todos ao seu redor.

Para noivas com menos tempo para planejar o casamento.

Embora 12 a 14 meses seja a duração ideal para fazer o checklist para casamento, o tempo de cada casal é diferente. Se o tempo for menor, o meu conselho é apertar mais esse cronograma.

Se for se casar em 6 meses, tente concluir todas as tarefas da lista de planejamento do casamento, designadas para os meses 12 ao 6 no primeiro mês, e então estará dentro do cronograma com todo o resto.

Checklist para casamento
“Checklist para casamento”

Veja também: TOP 3 Erros que você não pode cometer no planejamento do casamento.

Download do Checklist para casamento completo em pdf e word.

Como fazer casamento barato?

Sim, é possível fazer fazer um casamento barato, desde que tenha um ótimo planejamento de casamento, com organização, bom gosto e criatividade.

Saiba que fazendo certinho esse Checklist para casamento, você poderá mensurar melhor seus custos, afim de que tenha uma maior economia em seu evento.

Portanto, espero que tenha gostado desse checklist para casamento e que possa ser muito útil pra sua festa.

Créditos das imagens: Freepik.

Mais
Artigos

Carrinho

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping